Mania péssima



A vida tem uma mania péssima: a de fazer a gente dar valor em algo só depois que perdemos. Não, leitor, não estou lamentando a perda de um boy magia. Mas você há de concordar comigo.

Você perde o seu emprego e só depois percebe que acordar cedo não é tão ruim quanto ser demitido. Afinal, todo mundo que se preze responsável acorda cedo e cumpre com as suas obrigações. Aí você pensa mais além e: “Caramba, tanta gente procurando emprego há tempos e eu joguei o meu pelos ares”. É, amigo, há pessoas que não têm essa oportunidade que você teve.

Essa ideia serviu para eu me jogar na cara quando eu não passei no vestibular. Eu fiquei frustrada, também, porque jurava por São Jorge que eu tinha passado. Era uma confiança que falava por mim. “Eu passei na federal”. Mas não. Eu não havia passado nem na primeira fase. E após eu me decepcionar com a minha própria autoconfiança, me dei conta de que eu tive todas as chances do mundo e não as aproveitei. Ou pelo menos, eu desperdicei grande parte delas. E aí fica aquele sentimento de culpa, de arrependimento e de baixa autoestima. As críticas vêm como uma nuvem negra em cima de nossas cabeças por não termos cedido às expectativas dos outros. E as nossas, é claro.

Longe de arrumar desculpas para as “mancadas” que damos, mas, honestamente, estamos igualmente longe de sermos perfeitos. As pessoas exigem de você a melhor nota, a melhor apresentação, o melhor currículo, as melhores roupas, as melhores palavras, os melhores gestos e se você não atender a todos os mandamentos para ser ideologicamente bom o bastante, já era. Sinto muito, meu caro. Você é desonrado, na maioria das vezes. E isso é exaustivo.

Então, para você que, assim como eu, não aproveitou as oportunidades a tempo, aí vão as minhas condições: se você ainda tem a chance de fazer certo, faça. Existem poucas coisas que nos fazem criar estímulos para recomeçar e se você não tiver os seus, irá passar por tudo de novo. Agora, se você não tem mais chance, o erro serve de lição. Aliás, em todo e qualquer caso, o erro faz com que vejamos nitidamente onde mudar. Como já dizia um gênio: As melhores lições da vida estão escondidas entre seus erros. Talvez a vida tenha boas intenções com suas manias péssimas.


- Mariana Sanches Moraes 

Comentários

Mias populares