E entre todas as coisas que você poderia ser pra mim, você escolheu ser saudade



Talvez, eu esteja lendo Caio Fernando Abreu demais, ou perdendo muito tempo procurando desenhos nas nuvens. Na verdade, é um "talvez" nem um pouco duvidoso ou indeciso. Não vou negar que tenho andado muito dispersa nesses últimos dias. E é aí que eu tropeço no caminho de casa, que eu apenas balanço a cabeça quando me dizem algo que eu não dou ouvidos, que eu coloco açúcar na sopa - não ria, fica realmente ruim. Mas, dentre todas essas minhas faltas de atenção, por mais contraditório que soe, você é a que mais me prende. De repente, você surge no meu imaginário sonhador como um mero detalhe, - como um retrato na parede de um quarto totalmente branco - que me direciona o olhar e pensamento a você.

Você deixou saudades. Apenas isso. Não deixou bilhetes nem pegadas. Nem pra esquecer um simples suéter em cima da minha cama. Ah, não. Você preferiu esquecer de levar consigo a saudade que eu estou vestindo. Mas eu ainda posso te ver enquanto tomo meu café na lanchonete que costumávamos ir. Você, sentado de frente pra mim, me dizendo que eu deveria experimentar o Cappuccino que você tomava, gole por gole - eu devia ter dito o quanto esse barulho me irritava. Infelizmente ou não, você sobrevive em mim somente no abstrato do meu dia.

Sabe, têm horas que me pego rindo sozinha, olhando pras nuvens e recitando Caio. Nada me tira da cabeça a ideia de que poderíamos ter sido mais do que apenas amigos que saíam de vez em sempre à procura de diversão barata e isqueiro para o cigarro. Mas você era tão difícil de lidar. Não queria se envolver e, quando se viu nessa situação, resolveu partir da cidade - e meu coração. É estranho como acontece tanta coisa em nossas vidas e ainda temos que nos preocupar se somos ou não realmente culpados pelos nossos atos. Vai ver você estava esperando alguma atitude minha. Ás vezes, me pego pensando nisso. Vai ver você traçou um caminho certo e, na última curva, escolheu a direção errada. Porque, entre todas as coisas que você poderia ser pra mim, você escolheu ser saudade.


- Mariana Sanches Moraes

Comentários

Mias populares