O clima está esfriando
Eu devo ter nascido na geração errada. Gosto de músicas inteligentes e de conversar com as pessoas via pessoalmente mesmo, não via celular. Gosto de dizer o que penso e ser o que sou. Ainda sou da época em que as pessoas eram definitivamente felizes e que a interação humana existia. É claro que, pra nossa sorte, ainda restam alguns descendentes dessa geração. Mas é como agulha no palheiro.
Hoje tudo gira em torno de celular e de aparência. O que você tem vale curtidas, comentários, fofocas, inveja e elogios. Agora, o que você é não vale nada. Sim, você entendeu certo. Estamos substituindo o conteúdo pela capa - e com direito a Photoshop. Criamos um mundo onde todos são bonitos, magros e sarados. Sem nenhuma noção, porém, do que é beleza. Temos uma necessidade quase intrínseca de provar algo para os outros. A aprovação da sociedade se transformou em base para se viver. Queremos mostrar o quão somos felizes e completos, o quão nossa rotina é divertida e o quão somos populares. Fomos modelados para atingir, por meio de uma foto, a expectativa de quem nos vê e do que nós queremos ser - mas não somos. Digo moldados porque não éramos assim há 20 anos.
Eu sinto falta da conectividade carnal, do calor humano, da conversa sem pausa, do contato olho no olho. Eu sinto falta de, em um relacionamento, poder dizer o que eu sinto sem a pessoa me achar melosa. Eu sinto falta da humildade nas pessoas. Eu não quero que me entendam mal, já que o mundo nunca foi um mar de rosas. Mas parece que tudo isso têm se perdido mais e mais. Estamos contribuindo para uma era fria, uma era de gelo.
Talvez nós não sejamos tão livres como dizem por aí, uma vez que estamos acorrentados pelas nossas próprias mentiras. Nada ou muito pouco daquilo que mostramos nos representa verdadeiramente. Somos mais que padrões, somos diferentes e isso que nos torna essenciais. Chega de querer provar alguma coisa para as pessoas. Ou melhor, faça igual o Renato Russo e prove para todo mundo que você não precisa provar nada para ninguém. Acredite, a sua vida é muito mais do que uma foto no Instagram com mil curtidas. A sua vida tem que ser mais que isso. Vá estudar, viajar, namorar, conhecer… Chega de alimentar uma ilusão e matar de fome uma luta - a de ser feliz realmente. E o mais engraçado é que fazemos isso quase sem querer.
- Mariana Sanches Moraes
Comentários
Postar um comentário