O reflexo de uma "cultura"



Há várias razões pelas quais pessoas, independentemente do gênero ou raça, são estupradas e, na maioria das vezes, as vítimas são crianças e adolescentes mulheres. Apesar de ser um tema constantemente abordado, a violência sexual ainda não tem a atenção devida em relação à sua gravidade e complexidade. O que é difícil para muitos entenderem é que a vítima nunca é culpada.

 As causas desse ato podem ser, principalmente, os reflexos do que se chama de “cultura do estupro”. O termo é designado a diversas maneiras que as pessoas lidam com os motivos da violência e como esta cultura é algo naturalizado dentro da sociedade. Um exemplo claro disso é culpar a vítima que, normalmente, ocorre quando a mulher é atacada. Uma recente pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra justamente que 65% dos entrevistados concordam que mulheres que usam roupas curtas e/ou decotadas merecem ser agredidas. O medo de denunciar é um outro exemplo, pois, por se sentirem culpadas pelo ato do estuprador, permanecem em silêncio.

O machismo também alimenta a “cultura do estupro”. Infelizmente, a cultura patriarcal e sexista ainda impera na sociedade, gerando a objetificação da mulher e tornando-a mais vulnerável à violência sexual. A técnica “Pickup Artists” reproduz muito bem isso. Conhecida também como PUA, quem segue a prática acredita que mulheres são objeto de conquista.

Em um outro contexto, há também a preocupação com as minorias, como homens, travestis, prostitutas, indígenas e negros que são vítimas e minimizar o estupro nesse caso contribui, mais uma vez, para a “cultura do estupro”.
Portanto, a proporção tomada pelo crime acontece em qualquer idade e com qualquer um. Não importa a maneira como a mulher se veste ou como o adolescente se comporta, estupro não deixará de ser estupro por uma atitude da vítima. E como já foi escrito em muitos cartazes de manifestações: “Ao invés de ensinar as pessoas a se comportarem, deve-se ensinar o estuprador a não estuprar.”


- Mariana Sanches Moraes 

Comentários

Mias populares