Não crie expectativas, crie coragem
O maior perigo que existe em relacionamentos mora na sua cama, de noite, enquanto você ouve John Mayer. Ao som da música, você fecha os olhos e, por um segundo, se vê em algum momento da sua vida com alguma pessoa que, às vezes, só existe na sua cabeça. Em seu sonho acordada, há grandes possibilidades de inspirações em comédias românticas e livros de poetas. Talvez, você até tente ser um pouco mais realista e perceber que o que o cinema mostra, do cinema não sai e que poesias suspirantes são frutos da imaginação de poetas brilhantes. Mas há sempre a tal da esperança - nem que for um dedinho. E, de repente, surge aquele sorriso de canto nos lábios que se faz por um descuido de noção da realidade. Pronto, a sua expectativa foi criada e domada.
Gosto de pensar que expectativas são tão inconscientes quanto piscar os olhos. Assim, a nossa culpa diminui e passamos a vê-la como algo natural. Porque, inevitavelmente, elas existem para serem sentidas de uma forma boa - quando superadas - ou de uma ruim - quando não atingidas. Mas, quais são as chances delas serem maiores? É melhor não criá-las. Só tem um mero detalhe nisso: é impossível. Já pensou como seria uma vida ou uma relação sem expectativas? De certa maneira, ela nos otimiza, nos faz ser ambiciosos e ter objetivos. O problema é que quando as deixamos mais altas que nós, elas nos colocam pra baixo. Geralmente, essa é a lei básica quando o assunto é criar expectativas e a explicação para o título do texto. Estamos acostumados a lidar com esse lado delas. Por isso, não crie tantas expectativas. E se criar, crie também coragem para arcar com suas consequências - difíceis e que te pegam de surpresa.
Pare de imaginar tanto e comece a agir mais. Deite, ouça John Mayer, mas não flutue da cama. Crie coragem para surpreender, instigar, fazer o que você quer na hora que a pessoa não espera. Isso sim é uma quebra de expectativas. É claro que, como diz um amigo meu: "Toda expectativa depende de uma perspectiva". A diferença está nas suas escolhas e, consequentemente, na pessoa em quem você deposita elas. Só não se esqueça que quando você cria excesso de expectativas, cria junto um atalho para a frustração.
- Mariana Sanches Moraes
Hahahhahaahah finalmente achei alguém que também curte John Mayer, achava que fosse só eu
ResponderExcluir