Pro recalque passar longe
Recalque: palavra usada com frequência para definir pessoas que se sentem ameaçadas ou inseguras e que criticam os supostos responsáveis por coisas erradas na visão delas. Também conhecida como inveja, olho gordo, etc... O recalque existe há um certo tempo, mas voltou com força no conceito à Valesca Popozuda. E foi graças à música "Beijinho no ombro" que agora comprar roupa na mesma loja que a fulana é recalque; pintar o cabelo é recalque; ficar com sicrano é recalque; olhar pro lado é recalque, respirar é recalque. Mas que diabos! Prestem atenção. Momento revelação: ninguém nesse mundão todo é tão único que não possa se coincidir em algum aspecto com outra pessoa.
Pois oras, não dizem que são suficientes seis graus para aproximar duas pessoas do planeta, não importa a distância ou suas diferenças? Isso sustenta a ideia de que eu tenho um corte de cabelo idêntico ao de uma mulher que mora em Budapeste. E juro que eu não estava com inveja dela. Sério. Eu nem a conheço. E mesmo que eu a conhecesse, qual o problema de eu admirar o cabelo dela e querer cortar o meu igual que nem? Foi o que eu pensei - recalque.
Aliás, acho que é muito importante que você saiba que existe uma diferença um tanto quanto gritante entre cobiça e inveja. Você cobiça o carro do teu amigo, o namorado da tua vizinha ou a camisa do teu chefe. Nada mais normal do que admirar o outro e desejar tais situações para si. Até porque o teu amigo tem uma Lamborghini Veneno - é um carro bem caro -, o namorado da vizinha é lindo e carinhoso e o teu chefe só veste Rauph Lauren. Mas a partir do momento que você deseja arduamente algo e, por não ter, você julga, critica ou joga praga em quem tem, é inveja. É isso que te corrói de dentro pra fora, que fica te fazendo pensar em alguma forma de prejudicar o outro.
Se é mais fácil manipular quem conquistou o que você sempre quis do que fazer esforços para alcançar os seus objetivos sem passar por cima de ninguém, eu tenho más notícias para você: não é bajulando o patrão que você vai conseguir uma promoção, não é grudando chiclete no lindo cabelo da sua amiguinha que você vai ter um lindo cabelo. O que vale lembrar é que coisas materiais só dão inveja a quem, geralmente, só tem a aparência para mostrar. Quem quer mais, sabe que um sorriso sincero numa segunda-feira nublada inveja muito mais que uma bolsa da Louis Vuitton. Que a felicidade que o outro transborda todos os dias, faz você se perguntar o porquê dos seus serem tão cinzas. É isso que dá recalque.
É uma falsa ilusão ter "olho gordo" do que só vale dinheiro e status e uma grande tolice, também, fazer inveja. Qualquer hora, você vai perceber que isso te prejudica também. "A inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come." Vá correr pelos seus sonhos, se inspire, crie, invente. Seja diferente, porque é isso que as pessoas querem uma das outras, mas nenhuma acha. Então, por favor, menos recalque e mais beijinho no ombro. E lembre-se: quando você chegar ao fim do seu caminho, chegue em silêncio, porque na rua dos invejosos, as esquinas têm ouvidos - e bem sensíveis.
- Mariana Sanches Moraes
Comentários
Postar um comentário