Um ode ao seu corpo




"Vai lá, come aquele brigadeiro depois de um almoço regado a batata frita, sanduíche e coca para fechar com chave de ouro. Só não reclame quando o jeans não entrar. Porque, você sabe, todo mundo vai reparar que você engordou e eles não vão ter dó de te comparar com a sua prima magrela que se passa por modelo da Victoria's Secret. E esqueça que ele vai te querer assim, tá?! Homens, em geral, não gostam de gordurinhas em excesso - a não ser na bunda - e se você não quiser ficar sozinha, fecha essa boca!"

Maldita seja a voz na sua mente e a da sua tia também. Maldita seja o Whey Protein e a sua selfie levantando peso. Eu não quero e não vou seguir essa era da magreza ou do corpo 1% de gordura só porque você está seguindo. Ou porque você acha bonito. Essa história de padronizar a beleza está te deixando louca. Antes de me xingar ou me chamar de gordinha recalcada, eu não tenho absolutamente nada contra quem segue uma vida mega saudável e quer se manter "sequinho". Até porque uma vida saudável eu também sigo - como de tudo um pouco. O problema é que isso é inaceitável ás vezes. Como no caso de quem quer ser magro/sarado/gostoso para os outros e não para si e que não aceita quem não tem esse estilo de vida. Porque sim, isso é um estilo de vida e eu vejo muitos que realmente incentivam as alternativas saudáveis e exercícios frequentemente, mas se você não curte comer batata doce e frango todo o dia para ficar trincado, não coma. Simples assim. Existem outros meios de ser saudável e, por exemplo, não é excluindo completamente as guloseimas da sua vida. É ter moderação. E não ultrapasse os limites do seu corpo. Aceite a sua estrutura e realce as suas qualidades e ninguém notará o resto, eu garanto.

Quando falamos em padrão de beleza, temos que lembrar que ela mudou muito de um século para o outro. Marilyn Monroe, por exemplo, era padrão de corpo desejado nos anos 50, com suas curvas acentuadas. Um tipo de corpo que, hoje em dia, muitos encarariam como sendo cheinho. Em meio a tanta mulher querendo parecer Gisele Bündchen e não entendendo que cada um tem uma estrutura diferente, Scarlett Johansson é chamada de gorda (?). É que ela não tem barriga chapada. Sem contar quem quer emagrecer de forma tão obsessiva que acaba com anorexia, bulimia e outras milhares de doenças relacionadas à perda de peso.  Aliás, é importante entender que seguir um estilo de corpo não é legal, porque você vai se decepcionar. Tenha objetivos, inspirações, mas entenda que você não vai conseguir mudar o seu quadril largo.

As pessoas estão cada vez mais mandadas da ditadura da beleza e das capas de revista que esquecem que o corpo não é tudo. Outro problema é que não nos aceitamos. O que eu vejo é que temos dificuldade nisso e achamos mais fácil nos submeter à plásticas irreversíveis ou à tratamentos torturantes. Mas, agora, eu lhe pergunto: Será mesmo que você precisa de tudo isso para se sentir bem consigo mesma? Arrisco dizer que não. É a falta de reconhecimento do nosso valor que está nos matando. É a competição que está te deixando pra baixo. Se olhe no espelho e perceba que, apesar de não ter cintura, você tem seios lindos. Saia dessa zona de rótulos. Ninguém pode te dizer o que é bonito e o que não é se baseando nas opiniões de uma maioria. O objetivo da vida é ser feliz, não ser magra.


- Mariana Sanches Moraes 

Comentários

Mias populares