Mil vezes: Marilyn Monroe
Norma Jeane. Com vários sobrenomes e endereços. Mulher de muitas faces e fases. Escondida de seu próprio medo, de sua verdade poluída, suja, depressiva. Com uma beleza, porém, que driblava os seus melhores inimigos. Com uma sensualidade inquestionável, capaz de cobri-la como um manto de diamantes - não foi a toa que estreou no filme "O diamante é o melhor amigo de uma garota". Protagonista de muitos outros sucessos das décadas de 50 e 60, ela também era autora de uma história particularmente triste - a sua. Norma Jeane viveu uma infância incerta, hora com pais adotivos ou sob a guarda do Estado, hora com a mãe problemática. Eis que surgiu o destino em seu caminho e esse a levou para Hollywood. E ali se fez uma das maiores atrizes que o mundo já viu: Marilyn Monroe.
O nome fictício a rendeu fama, dinheiro, pretendentes e, por que não, presidentes - Kennedy, por exemplo, teve um caso com Monroe. Dona de uma beleza hipnotizante, a atriz era tão cativante quanto misteriosa. Vivia de sorrisos, esbanjando bom humor e fazendo de si mesma o maior privilégio para os olhos - e imaginação - dos homens. Essa é Marilyn Monroe. Norma, ao contrário, era cheia de inseguranças e remédios antidepressivos na bolsa. Era como se "Marilyn Monroe" fosse apenas uma vestimenta, uma máscara, um alterego.
Norma Jean era uma pessoa desequilibrada. Já Marilyn Monroe, a estrela de cinema mais desejada. Mas, chegara um momento em que, despretensiosamente, as duas se cruzaram. Norma já não conseguia mais fingir ser tão feliz quando ela estava morrendo por dentro. Foi assim que cometeu o grande erro - ou alívio - de tirar a própria vida. Mas o mistério a acompanhou até a morte e, inclusive, depois dela. Há quem diga que Norma Jeane foi envenenada.
O que me intriga é exatamente sua dupla personalidade e como ela conseguiu administrar uma vida escura com a luz que os holofotes incidiam nela. As fotos acima foram tiradas em 1962, o ano de sua morte. Aos 36 anos, a atriz estava no auge de sua beleza. A pintinha no rosto - sua marca registrada - quase não aparecia em todas as fotos, em todas as cenas. Ela estava na sua fase mais viva, verdadeira, madura. Há exatos 52 anos, Norma Jeane se despediu de um mundo cruel e abusivo. Mas Marilyn Monroe é, sem dúvidas, imortal. Essa personagem é resgatada até os dias de hoje em quadros, tatuagens, citações. A loira também foi influência no movimento artístico "Pop Art" e também é considerada um ícone de beleza e moda.
Curiosidade: Marilyn Monroe adorava ler e, principalmente, ser fotografada fazendo isso.
Mas ela também tinha lá o seu lado "escritora" e devo dizer que se arriscava muito bem.
Frases:
- “A imperfeição é bela, a loucura é genial e é melhor ser absolutamente ridículo do que absolutamente chato.”
- "Uma garota sábia beija mas não ama, escuta mas não acredita e parte antes de ser abandonada."
- "Não me falta homem. O que me falta é amor."
- "Hollywood é um lugar que te pagam mil dólares por um beijo e cinquenta centavos por sua alma."
- "Se você conseguir fazer uma garota rir, você consegue fazer ela fazer qualquer coisa."
- Mariana Sanches Moraes
Comentários
Postar um comentário