Um atentado à democracia





Essa é a melhor definição para os episódios que se sucederam nesta ultima semana, no Paraná. O governador Beto Richa, do PSDB, conseguiu fazer com que suas medidas para ajuste de caixa fossem aprovados. Os deputados votaram o projeto em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e o fundo de previdência do servidor público sofreu severas alterações.

Até ai tudo normal, jogadas políticas acontecem o tempo todo por ai, mas os impactos e as circunstâncias desses episódios que chamaram a atenção da mídia e da opinião publica no Brasil.

Beto Richa agiu quase como um ditador em pleno regime democrático. Primeiro: projeto em regime de urgência - passou a frente de todos os outros projetos em pauta. Segundo: tinha em suas mãos a polícia militar e o poder judiciário estadual. Terceiro: tem uma boa relação com a mídia hegemônica.

A justiça certamente agiu politicamente quando declarou a greve dos professores das escolas e faculdades estaduais ilegal. Assim, o poderoso chefão, digo, o Governador, pode deixar de pagar salários. Na policia, Beto conferiu aos oficiais a prerrogativa de "descer a lenha" nos grevistas. A mídia, amigona do governo, sempre mostrava a greve com maus olhos, e os depoimentos do governador como um pobre coitado.

Os policiais feriram mais de 180 professores em seus atos. Gente que dá aula, gente desarmada ou armada com armas rudimentares. Gente mascarada não para não mostrar o rosto, mas porque sabiam que viria gás lacrimogênio por ai. Acusados de serem black blocks e petistas, os professores tomaram porrada por querer defender direitos adquiridos, e não aumento de salários, em suma, defender a própria educação.

A casa votou o projeto da previdência com portas fechadas, apesar da liminar da justiça, e mais dois mil policiais do lado de fora (que também não receberam diária). Uma vergonha para homens e mulheres que estão ali para defender o povo, e que não deixaram o povo entrar, jogaram contra quem os colocou lá, atentando à democracia.

As acoes de Richa feriu professores, física e economicamente, foi contra a democracia, e mostrou como não se governar. Suas acoes foram rechaçadas pela sociedade, e criticada até por seus partidários. Que não seja esquecida em 2018, quando a chapa tucana provavelmente vem com tudo de novo para governar o Paraná nas urnas.

- Matheus Dias

Comentários

Mias populares