Dia Internacional das Mulheres ou Dia Internacional da Luta das Mulheres?




Dia 8 de março - O famoso Dia Internacional da Mulher. O dia em que muitas pessoas, de ambos os sexos e gêneros, prestam suas homenagens no Facebook, na rua, com flores e todo outro tipo de jocosidade que as mulheres acabam recebendo nestas 24 horas. E que tal se nós chamássemos este dia de “Dia internacional da demagogia”? Nesse dia, a famosa demagogia, o que poderíamos traduzir como militância mentirosa, ou até mesmo hipocrisia, se espalham por todo lugar. Principalmente nas redes sociais. Reflita: De nada adianta postar textão no Facebook dizendo “Parabéns a todas as mulheres do mundo por ser tão maravilhosas e blá blá blá”, sendo que no final das contas, a opinião da pessoa continua a objetificar e subvalorizar o sexo feminino. 

Mexer com questões de gênero não é nada fácil, ainda mais quando se tenta quebrar o paradigma de manter a mulher em um lugar subalterno, caseiro, sem poder, sem voz, sem peso social. O dia 8 de março deveria ser um dia lembrássemos destas questões, que 51% da população mundial ainda sofre com patriarcalismo e opressão. Então vai aí uma proposta: Que tal se trocássemos o nome honorário do dia 8 de março para “Dia internacional da luta das mulheres”? Em vez de fazer textão no Facebook, vamos “respeitar as minas”. E não só neste dia. E não mais neste dia do que nos outros. Em vez de dar flores, vamos dar voz, vamos dar igualdade, vamos dar dignidade. Vamos nos lembrar das mulheres mortas, abusadas e violentadas todos os dias no mundo inteiro. Vamos lembrar que as mulheres são minoria na câmara, no senado, em cargos eletivos em todo o planeta. Vamos lembrar que as mulheres têm direito e autonomia sobre o próprio corpo, e não precisam do aval masculino para sobreviver.

Em resumo, vamos parar de homenagear as mulheres por serem ótimas donas de casa, mães, cozinheiras e etc. Mas vamos homenagear as mulheres pela força que têm, pela vontade e pela resistência que adquiriram a um mundo opressor e desrespeitoso. Vamos sair pra rua, vamos ser mulheres! E por favor, não poste texto no Facebook se você mexe com mulheres na rua, ou se acha que lugar de mulher é no fogão ou limpando chão. Se você for votar no Jair Bolsonaro em 2018, também dispensamos a sua publicação na rede do Zuckerberg.

 

Comentários

Mias populares